Alerta médico: mancha marrom na pele pode ser sinal de doença grave e aterrorizante

60
COMPARTILHE AGORA!!

Você já notou que o seu organismo emite sinais e alertas, muitas vezes até sutis, de que alguma coisa pode estar muito errado. A pele é o maior órgão do corpo humano e ela pode trazer muitas informações sobre a sua saúde, manchas, pintas, feridas, escamações, pruridos, irritações, entre outros sintomas, mostram o que há algo de estranho acontecendo, por isso, é preciso saber distinguir o que é algo simples ou um caso bastante complicado.

Uma doença rara e que pode deixar o paciente totalmente deformado e que continua sendo um mistério para a medicina, apresenta alguns sintomas  e o mais comum é o aparecimento de manchas marrom na pele, com a cor semelhante a cor do café com leite, saiba mais.

Alerta médico: mancha marrom na pele pode ser sinal de doença grave e aterrorizante

O surgimento de manchas marrom na pele pode ser o primeiro sinal da Doença de Von Recklinghausen e/ou neurofibromatose. Esta doença é hereditária, não tem cura e geralmente apresenta os primeiros sintomas por volta dos 15 anos. A principal característica da doença é o crescimento anormal de tecido nervoso pelo corpo, formando pequenos tumores externos, chamados de neurofibromas.

  • Neurofibromatose tipo 1: causada pela mutação no cromossomo 17, que provocam a redução da produção neurofibromina, uma proteína utilizada pelo organismo para evitar o surgimento de tumores. O tipo 1 pode causar cegueira e impotência.
  • Neurofibromatose tipo 2: neste tipo a mutação ocorre no cromossomo 22, diminuindo assim a produção merlina, outra proteína responsável por suprimir o crescimento de tumores em pessoas saudáveis. O tipo 2 pode causar a perda da audição.

Vale ressaltar que na maioria dos casos, os tumores são benignos, a neurofibromatose não tem cura, mas pode ser tratada com sessões de radioterapia e cirurgias para diminuir a quantidade e o número de tumores. Contudo, o tratamento não impede o surgimento de outros tumores e o paciente pode ser submetido a inúmeras cirurgias e sessões de radioterapia.

 

COMPARTILHE AGORA!!